MASSA DOUTORFIX  ASSENTAMENTO

Características e Aplicações

Argamassa polimérica ou Argamassa sintética refere-se a uma classe de produto substituto à argamassa convencional ou argamassa cimentícia normalmente constituída por cimento Portland, areia e água, podendo também conter vários outros aditivos.
O termo também é coloquialmente utilizado para descrever argamassas cimentícias que contenham algum aditivo polimérico para melhorar seu desempenho ou alterar suas propriedades.

A principal utilização da argamassa polimérica se dá no assentamento de tijolos ou blocos na construção de alvenarias (paredes).
Por necessitar de uma quantidade relativamente pequena de argamassa para unir os blocos ou tijolos, uma parede construída com argamassa polimérica apresenta juntas mais finas do que uma parede construída com argamassa convencional.
Embora menos tradicional do que a argamassa cimentícia, a argamassa polimérica apresenta certas vantagens e já é utilizada em grande escala em todo o território do Brasil.

Uma das principais características da argamassa polimérica é que, ao contrário das argamassas convencionais, que são comercializadas em pó, a argamassa polimérica é comercializada em estado pastoso e pronto para a utilização, sem nem mesmo necessitar a adição de água.
Outra importante característica é que a união entre os tijolos ou blocos se dá com uma quantidade de material muito menor do que a quantidade necessária com argamassas convencionais.

Enquanto o assentamento de 1 m² de parede exige entre 20 kg à 25 kg de argamassa cimentícia seca ( antes da adição de água), para blocos de concreto 19x39x10 e, entre 40 kg à 50 kg para blocos cerâmicos 20x20x10, o consumo de argamassa DoutorFix é de apenas 1,5 kg e 1,8 kg respectivamente.